Há pessoas que acreditam que nosso destino já está definido, e que, quando chegar nossa hora, não tem o que fazer.
Porém, deixando as crenças místicas de lado, hoje a ciência comprova que optar por hábitos saudáveis pode prolongar nossos anos, além de aumentar a qualidade que passamos por eles. Nesse artigo, trarei 5 atitudes que você pode ter hoje e que irão ajudar a manter sua saúde e trazer longevidade!
Passe um café, sente-se confortavelmente e acompanhe o texto!
1. Combater o estresse
Em um mundo cada dia mais corrido, controlar estresse é uma tarefa difícil, ainda mais em uma sociedade que depende de uma resposta “para ontem” dos problemas.
Mas apesar de não ser uma tarefa fácil, investir sua energia para levar uma vida mais leve e menos preocupada ajuda tanto na saúde mental como em nosso corpo, pois o estresse pode desgastar os tecidos dos órgãos, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças infecciosas, cardiovasculares, metabólicas e até transtornos neuropsiquiátricos.
Algumas das melhores formas de liberar a tensão são: regular o sono, cultivar um passatempo, fazer atividades físicas e buscar ajuda profissional quando necessário.
2. Praticar atividades físicas
Atletas e esportistas são tratados como referência de saúde, mas não por corpos definidos e torneados, e sim porque a prática de exercícios físicos além de ajudar na definição de músculos e na perda de medidas, é essencial para garantir longevidade e qualidade de vida. Isso porque quando fugimos do sedentarismo, conseguimos diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios do sono, atrofia muscular, colesterol alto e problemas articulares.
Mas para aproveitar ao máximo os benefícios das atividades físicas, é preciso se atentar a esses pontos:
- Pratique pelo menos 3 vezes na semana;
- Escolha uma atividade que tenha a intensidade ideal para você;
- Busque uma modalidade de atividade física que seja prazerosa.
3. Cuidar da alimentação
O cuidado com o corpo começa pela nossa boca, portanto, se não tivermos atenção necessária para nossa alimentação, poderemos facilitar o aparecimento de diversos problemas de saúde.
Sei que esse ponto não é bem um segredo, mas para muitas pessoas ainda é difícil deixar de lado os alimentos prejudiciais à saúde como frituras, multiprocessados, alimentos de alto teor calórico, doces e industrializados.
Então, o intuito não é colocar um cadeado nos pratos favoritos, mas exercitar autocontrole e deixar esses alimentos pouco saudáveis para “de vez em quando”. É possível ter uma boa alimentação com frutas, legumes, alimentos ricos em fibra e vitaminas e às vezes se deliciar com aquele doce que você tanto gosta.
Ter hábitos alimentares saudáveis ajudam nos níveis de glicemia e a fugir da obesidade.
4. Evitar a automedicação
Quase todos nós conhecemos alguém que tem sempre aquele “remedinho” para tudo, e em alguns casos pode ser até você a “farmácia ambulante”. Porém,mesmo sendo algo considerado comum, a automedicação pode ser um grande problema para nossa saúde.
Alguns órgãos de saúde até consideram a automedicação como um problema em saúde pública, sendo atrelada a fatores econômicos e sociais, onde ao menor dos sintomas há um impulso para sanar o inconveniente de forma rápida antes mesmo de se consultar com um médico.
Portanto, para manter uma boa saúde física e aumentar a longevidade, procure se medicar apenas quando há a indicação de um médico!
5. Investir tempo em uma atividade de lazer
Há vários pilares em nossa vida que sustentam a saúde corporal e mental, e um dos mais importantes para promoção de saúde e bem-estar é investir algum tempo em atividades de lazer que transmitam sua individualidade e personalidade. E muito mais que só alguns momentos para relaxar, o lazer é um direito social de todos!
Entendo que ter um grande foco no trabalho ou nos estudos trará bons resultados para sua vida, mas focar a atenção e energia apenas para as obrigações pode potencializar condições mentais e corporais prejudiciais à saúde, que ao passar do tempo irão se mostrar “vilões” para a sua longevidade.
O que achou do texto? Mande seu Feedback e continue me acompanhando por aqui.
Gostaria de agendar uma avaliação? Basta clicar aqui!