Saiba quais são as causas e conheça alguns dos tratamentos.
Melasma são manchas escuras que aparecem na pele, com maior frequência no rosto, podendo também aparecer nos braços, pescoço e colo. As mulheres são mais afetadas e o surgimento das manchas está muito relacionado a exposição solar e a fatores genéticos. Outras condições como gravidez, uso de anticoncepcional e até exposição a luz visível parecem agravar o problema.
Essas manchas podem ter diversas tonalidades, que variam desde um tom castanho-claro, passando pelo castanho-escuro ou até o marrom-acinzentado. Elas podem ser bem ou mal demarcadas e ter formatos irregulares que podem variar de tamanho. Geralmente acontecem sem nenhum problema de saúde associado. Mesmo assim, incomodam muito os pacientes que têm essa condição, mexendo muito com a autoestima deles. Existem vários tratamentos que podem ajudar no clareamento e na estabilização do melasma.
Dentre os procedimentos mais realizados estão o uso de ácidos, a realização de peelings e as aplicações de luzes ou lasers. O tempo de tratamento vai depender do método utilizado e da profundidade que a pele foi afetada.
O uso do protetor solar é de fundamental importância para a prevenção e controle dessas manchas. Ele deve ser usado mesmo nos dias chuvosos ou nublados e aplicados na face regularmente. As pessoas com Melasma também devem se proteger com chapéus, bonés e óculos escuros.